Sala de Imprensa

Releases

17.11.2015

Especialista dá dicas para crianças competirem em concurso mundial de desenho da Toyota

  • Desenhista revela os critérios avaliados e explica técnicas aos participantes do concurso cultural Carro dos Sonhos Toyota
  • Vencedor pode concorrer uma viagem ao Japão

O concurso cultural Carro dos Sonhos Toyota já está com as inscrições abertas e, para deixar os participantes ainda mais perto da premiação, o jurado do concurso e presidente da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), Francisco Noriyuki Sato, dá algumas dicas aos participantes brasileiros. O concurso de arte pode levar o vencedor da etapa brasileira ao Japão.

Para o desenhista, o segredo de um bom desenho é ter uma ideia original, um lápis macio e ser feito sem pressa. “Se o tema é um carro do futuro, qual a diferença do carro do futuro com o o atual? Onde ele estará andando? Dentro da cidade, no campo, sobre o mar? Depois de pensar nisso tudo, é hora de colocar no papel as suas ideias. Faça o desenho com lápis macio, escolha e coloque as cores com muito cuidado e sem pressa”, orienta.

No entanto, um desenho apenas com boas técnicas não é suficiente. Sato revela também que os jurados dão bastante importância para o significado e a originalidade da obra. “É fundamental que o título da obra seja coerente com o desenho”, enfatiza.

Realizado pela Toyota do Brasil, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, o Carro dos Sonhos Toyota estimula a criatividade e trabalha a educação no trânsito junto aos jovens. O concurso irá premiar vencedores em três categorias por faixa etária: de quatro a sete anos, de oito a 11 anos e de 12 a 15 anos.

Dividido em duas etapas – nacional e internacional -, o concurso selecionará os três melhores desenhos de cada categoria. Na etapa nacional, os vencedores ganharão tablets, iPod® e vídeo games Além disso, representarão o Brasil na etapa internacional, concorrendo com representantes de mais de 80 países em que a Toyota está presente. Os vencedores da etapa global vão ao Japão conhecer a matriz da Toyota. De acordo com Sato, as crianças brasileiras têm grandes chances de ir ao país asiático. “Não falta talento às crianças brasileiras, mas elas desenham com pressa e isso acaba prejudicando o resultado final. É preciso que a ideia seja boa e o desenho seja bem feito”, conclui.

Os interessados poderão efetuar o cadastro pela internet, acessando o endereço: toyota.com.br/carrodossonhos até 15 de dezembro. Os desenhos deverão ser entregues em qualquer concessionária Toyota no Brasil ou enviados por correspondência no endereço descrito no regulamento também até o limite da data de inscrições.

Mais informações e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site: toyota.com.br/carrodossonhos .

Sobre o concurso

O concurso cultural, realizado pela Toyota do Brasil, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, foi criado em 2004 pela Toyota Motor Corporation e conta com a participação de mais de 80 países onde estão localizadas as afiliadas da empresa.

No Brasil, a primeira edição do projeto foi realizada em 2012 e destinada exclusivamente para crianças e adolescentes de seis a quinze anos, estudantes da rede pública de ensino das cidades onde a Toyota possui operações: Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). A partir da segunda edição, as inscrições foram abertas para todas as crianças residentes em território nacional.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS