Sala de Imprensa

Releases

09.04.2015

Fundação Toyota do Brasil celebra aniversário com conquistas na preservação ambiental

img_9131_baixaCriada em 2009 com o objetivo de focar em ações de conservação ambiental e na formação de cidadãos, a Fundação Toyota do Brasil comemora seis anos de atuação com resultados positivos na preservação e multiplicação de espécies, fruto do apoio a dois projetos: Arara Azul e Toyota APA Costa dos Corais.

Realizado no Nordeste brasileiro, em três municípios de Alagoas e oito em Pernambuco, o projeto Toyota APA Costa dos Corais está completando quatro anos de parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, ICMBio e entidades locais. A ação tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.

Também faz parte da ação a preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho, que de acordo com recente levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), deixou de constar na categoria Criticamente em Perigo (CR) e passou para a Em Perigo (EN), classificação intermediária da lista brasileira de animais ameaçados de extinção. A iniciativa trabalha agora para que a espécie passe para a categoria Vulnerável (VU) até que haja a recuperação total da espécie, sendo retirada do documento brasileiro.

Como característica das iniciativas de desenvolvimento sustentável, foi criado um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto seja autossustentável em um período de dez anos. No total, são mais de 413 mil hectares de área protegida na Toyota APA Costa dos Corais. E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.

“Agradeço a dedicação e a parceria da Fundação Toyota do Brasil ajudando a preservar o litoral Nordestino. Acreditar em projetos sérios, como o desenvolvido na APA Costa dos Corais, que não só visa a conservação da natureza, mas também a formação de  cidadãos são fundamentais para conquistarmos resultados assertivos.”, agradece Paulo Roberto Corrêa Jr., chefe da APA Costa dos Corais.

Desenvolvido no Pantanal sul-mato-grossense, o projeto Arara Azul monitora aves que vivem em 599 ninhos, espalhados por 57 fazendas da região com apoio logístico da Fundação Toyota do Brasil, por meio de picapes Hilux 4x4, que chegam a áreas de difícil acesso, ampliando o monitoramento de ninhos do projeto. Os resultados positivos têm fortalecido o projeto. Em 2013, a Fundação Toyota financiou a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS), o qual é agora a sede do Instituto e, ao mesmo tempo, objetiva garantir a perenidade das ações da entidade de forma que ela se torne economicamente autossustentável.

No fim da década de 1980, a arara-azul chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. Hoje, estima-se mais de 5.000 aves no Pantanal. E no recente estudo realizado pelo MMA , a espécie saiu da lista brasileira de animais ameaçados de extinção depois de três décadas.

“O Instituto Arara Azul parabeniza a Toyota pela iniciativa em apoiar projetos de conservação ambiental desde sua chegada no Brasil. E também a Fundação Toyota por abraçar essas ações  com muito empenho e dedicação. Sinto-me orgulhosa por esta parceria de tão longo prazo. Sem esse apoio seria muito mais difícil obter os resultados que conquistamos nesses 25 anos de projeto”, comemora  Neiva Guedes, bióloga e idealizadora do projeto Arara Azul.

Localmente, a Fundação Toyota do Brasil desenvolve uma série de atividades voltadas para a área socioeducacional nas cidades em que a montadora possui unidades - Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP) -, como é o caso, por exemplo, do projeto Ambientação, ação que utiliza a metodologia exclusiva da Toyota para identificar problemas e buscar soluções sustentáveis. Entre as ações estão reflorestamento, gerenciamento de resíduos e uso racional de energia elétrica e água. Durante cinco anos, mais de 415 mil pessoas foram capacitadas, incluindo alunos da rede pública, funcionários da prefeitura e a comunidade.

“Esses resultados reafirmam a parceira e o comprometimento da Fundação Toyota do Brasil com organizações sérias e profissionais respeitados. Estamos extremamente felizes em fazer parte dessa transformação, realizando práticas verdadeiramente sustentáveis”, conclui Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Para saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS