Sala de Imprensa

Releases

22.08.2017 Fazer download

Fundação Toyota ensina práticas de gestão ambiental na Virada Sustentável de São Paulo

  • Oficina gratuita “Projeto Ambientação” acontece em 25 de agosto no Parque Ibirapuera;
  • A ação dividirá com o público a metodologia de sucesso que a entidade utiliza em projetos ambientais com as comunidades;

Em sua estreia na Virada Sustentável de São Paulo, a Fundação Toyota do Brasil promoverá no próximo dia 25 de agosto (sexta-feira) uma oficina gratuita a fim de transmitir ao público do evento a experiência e os resultados do Ambientação. A iniciativa é desenvolvida há nove anos pela entidade, que aplica a metodologia do "Toyota Business Practices" (TBP), ferramenta de solução de problemas fabris criada pela montadora Toyota e que passou por adaptações para que fosse aplicada no cotidiano, como forma de disseminar práticas sustentáveis.

A oficina, que será ministrada no auditório 2 da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), é gratuita a todos os participantes do evento mediante inscrição prévia e será ministrada pela coordenadora do Projeto Ambientação, Elaine Marques. Os interessados devem acessar o endereço fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe e preencher o cadastro. As inscrições são limitadas.

No evento, os participantes conhecerão o conceito do TBP e também terão acesso a alguns cases de sucesso do Projeto Ambientação, que recentemente promoveram a educação e economia em questões como o consumo consciente de água e energia elétrica e o gerenciamento de resíduos dentro de prédios públicos.

A ação já envolveu mais de meio milhão de pessoas em comunidades nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e conquistou importantes prêmios ambientais e de responsabilidade social. “Nesses nove anos de projeto, a principal conquista da Fundação Toyota é perceber a mudança de comportamento, principalmente, quando vemos os mais jovens e crianças levando o conhecimento adquirido para casa e sendo exemplos de multiplicadores do bem. Nós temos um orgulho muito grande de poder contribuir com a comunidade”, afirma a responsável pelo projeto.

Em Sorocaba (SP), nos últimos dois anos, o projeto gerou uma economia de mais de um milhão de reais aos cofres públicos. Já em Indaiatuba (SP), primeira cidade a receber a metodologia, além dos resultados financeiros, a conquista está na mudança de comportamento da comunidade. Em 2015, a cidade conseguiu driblar a crise hídrica em função dos esforços anteriores do projeto. O Ambientação foi ainda inserido na grade curricular das escolas municipais da cidade desde 2008.

Serviço

Virada Sustentável de São Paulo
Fundação Toyota apresenta Oficina "Projeto Ambientação"
Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Horário: às 14h00
Local: UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) - Auditório 2 (Av. Quarto Centenário, 1268 – portão 7 - São Paulo – SP
Endereço para cadastro: fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe ou use o QR Code abaixo para acessar a página de inscrições. As Inscrições são limitadas.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Sinop, Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável na capital paulista reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.

Para mais informações, acesse: https://www.viradasustentavel.org.br/

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira - cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS