09.06.2016

Gestão integrada na APA Costa dos Corais é referência em preservação ambiental

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, Fundação Toyota divulga vídeo que explica como iniciativa se tornou referência em conservação ambiental no País

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 do mesmo mês, a Fundação Toyota do Brasil lançou um vídeo sobre o Projeto APA Costa dos Corais, desenvolvido entre 10 municípios de Alagoas e três em Pernambuco. O vídeo mostra como o trabalho das entidades locais parceiras tem recuperado a vida marinha no Nordeste brasileiro nos últimos anos e, também, como as comunidades locais têm se adaptado de forma sustentável às principais atividades econômicas da região, o turismo e a pesca. O Toyota APA Costa dos Corais é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação SOS Mata Atlântica.

O anúncio do nascimento do primeiro filhote de peixe-boi marinho no Rio Tatuamunha pelo Programa Peixe-boi do ICMBio foi uma das principais conquistas do últimos anos. O novo peixe-boi é filho de Aira, fêmea reintroduzida em 2009, pelo programa. Para o chefe da APA, Iran Normande, o envolvimento com a sociedade é um dos aspectos mais significativos para a conservação da biodiversidade. “Quero convidar a sociedade para gerir esse patrimônio cultural conosco. Uma APA precisa que a sociedade se engaje nessa preservação”.

A geração de renda de forma sustentável também é um trabalho desenvolvido na região. A presidente da Associação Peixe-Boi de Condutores, Flávia Rego, explica importância do turismo de base comunitária na cidade de Porto de Pedras, em Alagoas. O turismo de observação de peixe-boi é um dos maiores geradores de renda da comunidade. Por meio da conservação do ambiente, a população consegue ter renda. Sem a preservação dessa unidade o impacto é direto na vida das pessoas”.

Desde 2011, o Toyota APA Costa dos Corais protege recifes de corais, conserva as áreas de manguezais e o habitat do peixe-boi marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção, além de promover a formação consciente de cidadãos e a capacitação de profissionais na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

Clique no link  www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/apacostadoscorais/ para ter acesso ao vídeo e para baixar o conteúdo.