Sala de Imprensa

Releases

16.08.2012

Iniciada nova fase de construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul

A construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, no bairro Jardim Mansur, em Campo Grande (MS), avança mais uma fase. Com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, foi concluída a instalação do canteiro de obras, com a limpeza do terreno, a execução da terraplanagem e a instalação de água e luz. As obras de infraestrutura tiveram início com a escavação e concretagem de estacas. O próximo passo deve contemplar a construção do muro de arrimo e das primeiras paredes.

“Cada etapa cumprida da construção do Centro de Sustentabilidade é uma vitória. Por meio desse espaço atrairemos um número ainda maior de colaboradores, além de conscientizar a população local para a preservação da espécie apresentando o Instituto e suas ações”, comenta Neiva Guedes, bióloga, professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera – Uniderp e idealizadora do projeto.

O Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul tem previsão de inauguração em novembro de 2012. O objetivo da ação é criar um espaço no qual visitantes de todo o mundo possam obter informações e dados científicos sobre a espécie. Além disso, o centro terá acomodações para cientistas e estudantes interessados em estágios e treinamentos que serão realizados pela entidade.

“Há mais de 20 anos a Toyota está comprometida com a preservação da arara-azul e, desde 2009, mais intensamente por meio da Fundação Toyota. A construção desse Centro é fundamental para a ampliação das ações do Instituto e não poderíamos deixar de apoiar a iniciativa”, diz Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS