Sala de Imprensa

Releases

18.07.2012

Instituto Arara Azul inicia a construção do Centro de Sustentabilidade, com apoio da Fundação Toyota

Projeto da fachada do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul

No final de junho, após a estação das chuvas, foram iniciadas as obras para a construção do Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, que estão sendo patrocinadas pela Fundação Toyota do Brasil.

O terreno onde será construído o centro está localizado em Campo Grande (MS), no bairro Jardim Mansur, e permitirá a criação de um novo tipo de turismo na região – o turismo de informação, atraindo visitantes de diversas localidades em busca de materiais científicos e dados sobre a arara azul. Em paralelo, o centro promoverá o ecoturismo no Pantanal.

Além disso, o espaço possuirá acomodações para receber estudantes e cientistas nacionais e internacionais, interessados em estágio e treinamento fornecidos pelo Instituto Arara Azul.

A equipe do projeto também irá focar seu trabalho na conscientização da população do entorno para que todos saibam o que é o Instituto Arara Azul, as atividades que realiza e a importância de todos para esse trabalho de conservação da espécie. “Dessa forma, creio que podemos transformar a população em colaboradores. Sempre gostei de trabalhar com os mais próximos em primeiro lugar”, afirma Neiva Guedes, bióloga, professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp e idealizadora do projeto.

Previsto para ser inaugurado em novembro deste ano, o local possuirá uma pequena loja com artigos exclusivos do projeto, abrindo espaço para a venda de produtos de artesanato confeccionados pela população pantaneira, beneficiando e melhorando a renda de artistas e artesões.

“A Fundação Toyota do Brasil acredita na causa e preocupa-se com a sustentabilidade das ações do projeto ao longo dos anos. Por isso, resolvemos patrocinar a construção do Centro de Sustentabilidade, que permitirá a ampliação e a consolidação da gama de atividades que o Instituto Arara Azul desenvolve”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

 

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS