Buscar Website in English

Maior unidade federal de conservação marinha do Brasil completa 20 anos - Releases - Sala de Imprensa - Fundação Toyota do Brasil
25.10.2017
Fazer download do artigo em formato Word

Maior unidade federal de conservação marinha do Brasil completa 20 anos

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais dribla desafios e reforça compromisso na proteção ambiental

Os 413 mil hectares de área protegida entre 3 municípios de Pernambuco e 10 de Alagoas foram instituídos por Decreto Federal há 20 anos. Nesta segunda-feira, dia 23, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior Unidade de Conservação (UC) federal do Brasil, celebrou estes 20 anos com muitas conquistas na preservação da biodiversidade marinha, em Tamandaré, no estado de Pernambuco, onde está localizado o Centro de Pesquisas do Nordeste (CEPENE).

Entre as principais conquistas desde 1997 está a aprovação do Plano de Manejo, em 2013, estabelecendo o zoneamento da APA e seus principais programas de ação. Em 2011, a UC ganhou um reforço nas atividades de proteção ambiental por meio do projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria público-privada entre a Fundação Toyota do Brasil, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Já o trabalho de conscientização ambiental na sétima Unidade de Conservação mais visitada do Brasil entre 320 que existem, é um dos grandes desafios. Iran Normande, chefe da APA e analista ambiental do ICMBio, explica como funciona uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável. “Este, sem dúvida, é um dos maiores desafios que enfrentamos na APA Costa dos Corais. Além das atividades ambientais, são permitidas atividades econômicas como a pesca e o turismo, possibilitando que moradores e turistas desfrutem dos recursos naturais da região de maneira sustentável, ou seja, garantindo esse uso para as gerações atuais e futuras”.

A parceria com entidades locais vem sendo fortalecida durante esses 20 anos. Anualmente, o plano de ação é feito de forma colaborativa. Todos os parceiros mediam as prioridades para o ano vigente. Uma das entidades mais antigas do local, com quase duas décadas, é o Instituto Recifes Costeiros (Ircos), que coordena a Zona de Preservação da Vida Marinha (ZPVM) de Tamandaré, proporcionando o aumento dos estoques pesqueiros, preservando e garantindo a evolução natural dos ambientes marinhos dentro da Unidade de Conservação (UC), além de elevar a produção pesqueira em áreas adjacentes. Atualmente, além de Tamandaré, fechada há 18 anos, existem mais duas zonas de preservação em atividade, localizadas em Japaratinga e Maragogi, no estado de Alagoas.

Enquanto isso, a Associação Peixe-boi e o Projeto Peixe-boi/ICMBio lutam pela conscientização da importância em salvar o ambiente e o peixe-boi marinho em Porto de Pedras (AL). Já no município alagoano de Maceió, o Instituto Biota desenvolve pesquisas para proteção da fauna e da flora e a conservação de mamíferos aquáticos e das tartarugas marinhas na região sul da APA Costa dos Corais.

As atividades educacionais ficam por conta do Instituto Bioma Brasil, possibilitando maior conhecimento dos ecossistemas costeiros e sua diversidade biológica e cultural, da Associação Milagrense de Turismo Sustentável (Amitus) e dos Jovens Protagonistas, que trabalham na conscientização da rede hoteleira local e dos jovens da região, respectivamente.

“Este é um projeto que nos dá muito orgulho. Não só pelos resultados positivos a cada ano, mas pela percepção da mudança de comportamento em jovens, moradores e nos turistas sobre a importância da biodiversidade brasileira. É o que temos de mais importante. Vamos continuar apoiando ações e parceiros comprometidos com o meio ambiente”, destaca Percival Maiante, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul , a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Mantenedora Toyota

Rodapé: Fundação Toyota do Brasil

Arquivo PDF - 397 KBESTATUTO DA FUNDAÇÃO Link abre em nova janela.