Sala de Imprensa

Releases

08.12.2011

Memória Local na Escola realiza cerimônia de encerramento 2011 em São Bernardo do Campo

O projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2008 em São Bernardo do Campo, realiza a cerimônia de encerramento de mais uma turma na cidade. O evento acontece no Auditório Dr. Attílio Zóboli (Cenforpe), no bairro Planalto, no dia 9 de dezembro, em dois horários: às 9h e às 14h. No total, manhã e tarde, são esperados 2.000 convidados, entre alunos, educadores, entrevistados e idealizadores do projeto. Também são aguardadas as presenças do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e da secretária municipal de Educação, Cleuza Rodrigues Repulho.

Na cerimônia acontecerá a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante 2011, a entrega dos certificados aos professores e coordenadores que participaram da iniciativa, e a homenagem aos entrevistados do projeto Memória Local na Escola. No evento, também está programada a apresentação cultural do Grupo Karagallá.

Este ano participaram do projeto 3.150 alunos de 105 escolas públicas da região. No total, a parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e o Museu da Pessoa já beneficiou, além de São Bernardo do Campo, mais de 7 mil alunos das cidades onde a Toyota possui unidade fabril, Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Guaíba (RS).

“Este projeto torna possível o resgate da cultura das comunidades e valorização da identidade do cidadão. Estamos muito satisfeitos com os resultados do Memória Local na Escola nesses quatro anos em que apoiamos a iniciativa. Parabenizamos todos os participantes que cooperaram para que a história de quem fez e faz a cidade seja contada por gerações”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2008 o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e agora também em Sorocaba (SP).

Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS