Sala de Imprensa

Releases

05.06.2014

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Toyota comemora aniversário do Parque da Biodiversidade em Sorocaba (SP)

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente todo dia 5 de junho, e ao aniversário de um ano do Parque da Biodiversidade em Sorocaba, a Toyota do Brasil com o apoio da Fundação Toyota do Brasil vai realizar neste sábado, dia 7, uma extensa agenda de ações ambientais para os visitantes do local. A entrada é gratuita e a programação começa às 9h com as presenças do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, da secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, Jussara de Lima Carvalho e representantes da Toyota do Brasil.

Entre as atividades programadas estão oficinas de artesanato e reciclagem, exposições e apresentações de música e teatro. Também estarão disponíveis quatro trilhas temáticas, uma autoexplicativa e três monitoradas: A "Recuperação e Manejo" trata sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas; "Caminhos da Biodiversidade", está relacionado às formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais e "Trilha da Campininha", aborda assuntos como mata ciliar e sazonalidade das águas. Os percursos têm 1.500, 2.500 e 5.700 metros de distância, respectivamente. A trilha autoguiada também tem 1.500 metros de comprimento.

“Ao investir em ações ambientais, avançamos na conscientização das comunidades para uma cultura de preservação e uso racional dos recursos naturais. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante transmitir a mensagem de responsabilidade que de cada um deve ter com questões ambientais”, reforça o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos.

Com uma área verde de 600 mil metros quadrados, o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade é uma Unidade de Conservação e foi construído com recursos de compensação da Toyota, contornando o Parque Tecnológico.

A unidade tem como objetivo proteger a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, área sem qualquer atividade ou intervenção humana. O local propicia também o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS