Sala de Imprensa

Releases

15.03.2018 Fazer download

Pesquisa pioneira sobre biodiversidade, planejamento territorial e recursos hídricos é destaque no 8º Fórum Mundial da Água

  • Maior evento global sobre o tema água terá como um dos cases apresentados o projeto Águas da Mantiqueira;
  • Ação é desenvolvida no interior paulista pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag;

A pesquisa pioneira de planejamento territorial que está sendo desenvolvida no município de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, será destaque no maior evento global sobre o tema de recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial de Água. O encontro, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, tem como objetivo discutir o uso sustentável da água.

O projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), será apresentado no fórum pelo prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Júnior, durante a mesa de projetos de financiamento internacional relacionados a recursos hídricos, no dia 22, às 11h30. Além de apresentar a experiência, as boas práticas e os resultados prévios que estão sendo coletados na cidade paulista, Júnior vai discutir sobre a importância de financiamento em tecnologias inovadoras e pesquisas, capazes de economizar água e ampliar a segurança hídrica junto ao coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna.

O projeto Águas da Mantiqueira está promovendo uma pesquisa sobre a biodiversidade visando a sua conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município de Santo Antônio do Pinhal, localizado na Serra da Mantiqueira - cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Para Manna, que também é consultor da Fundepag, é fundamental o reconhecimento de parcerias privadas e investimentos que promovam a manutenção hídrica. “A participação desse projeto no principal e maior evento que discute o tema água é extremamente importante para incentivarmos mais parcerias que promovam a conservação da biodiversidade como base para os serviços ambientais, especialmente o provimento de água”, reconhece.

Debates da CNM

Ainda durante a semana do Fórum Mundial da Água, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá debates e trocas de experiências no tema do recurso natural. O projeto Águas da Mantiqueira também será destaque no evento, dessa vez, no ‘Espaço Municipalista: a Água e o Mundo’ no dia 22, às 15h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. A coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil, Thais Guedes, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio do Pinhal, Sueli Nicolau, e a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia Santos Brito, terão a oportunidade de discutir o protagonismo político da mulher sobre os serviços hídricos.

Para conferir a programação completa do 8º Fórum Mundial de Água, acesse o site http://www.worldwaterforum8.org/pt-br.

8º Fórum Mundial da Água

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água.

O Fórum é organizado a cada três anos pela organização internacional junto ao país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe a 8ª edição do Fórum, sendo a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul , a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS