Sala de Imprensa

Releases

15.08.2013

Preservação da água é tema de exposição interativa em Campo Grande

Com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, o Instituto SOS Pantanal realiza a exposição “O Pantanal é aqui” entre os dias 15 e 30 de agosto no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande (MS). Aberta ao público, a mostra tem como objetivo divulgar ações sustentáveis de uma forma interativa, utilizando arte, cultura e as iniciativas concretas encontradas em propriedades, instituições de pesquisa, organizações não-governamentais e associações da região da Bacia do Alto Paraguai (BAP) e do Pantanal.

No ano internacional de cooperação pela água, declarado pela Unesco, a exposição permitirá que o visitante percorra uma estrutura que reproduz a fórmula da água (H20), com conteúdos informativos, audiovisuais, tecnológicos, imagens e jogos. A proposta é que os participantes compreendam que suas ações e escolhas no dia-a-dia do uso de água possuem impacto direto na maior planície inundável do mundo, o Pantanal.

A ação é resultado da Expedição Pantanal, que também contou com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, e percorreu 10 rotas durante cinco meses com a meta de mapear as boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente, além de aproximar o Pantanal das demais regiões do País e suprir a necessidade de comunicar ações culturais, socioambientais e ecologicamente corretas realizadas pela população local.

“Presente no bioma pantaneiro desde 1990, a Fundação Toyota do Brasil compreende a importância e valoriza iniciativas como essas, que ampliam as práticas socioambientais e econômicas praticadas pela população local, identificadas durante a Expedição Pantanal”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Serviço – Exposição “O Pantanal é aqui”

Data: de 15 a 30 de agosto

Horário: das 10h às 22h

Local: Shopping Norte Sul Plaza

Endereço: Avenida Ernesto Geisel, 2300 – Jockey Club – Campo Grande/MT

Entrada franca

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3.000 aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS