Sala de Imprensa

Releases

13.12.2012

Projeto Toyota APA Costa dos Corais contará com 20 novos guias para visitação a peixes-boi em área de preservação ambiental

A contratação destes profissionais tem como objetivo alavancar o turismo ecológico responsável na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Alagoas

A cidade de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, contará com o apoio de 20 novos guias turísticos aptos para conduzir passeios de avistamento de peixes-boi – o mamífero aquático mais ameaçado do Brasil. A seleção foi realizada por meio de oficinas de capacitação que receberam cerca de 40 candidatos.

A seleção dos condutores é um processo de grande relevância para o desenvolvimento das atividades do projeto, já que se alinha estrategicamente ao objetivo de incentivar a prática do ecoturismo de forma sustentável, que permita a manutenção e conservação do patrimônio natural e cultural, além de promover a educação ambiental da comunidade e turistas.

Durante os cursos profissionalizantes de guias de embarcações turísticas para avistamento de peixes-boi, os avaliadores formados por membros do CMA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos), da APA e da Associação dos Condutores do Turismo de Observação do Peixe-Boi definiram aqueles mais adequados para trabalharem como guia. No entanto, todos os que participaram das oficinas serão aproveitados na atividade. Como não é permitido o uso de embarcações motorizadas na região, aqueles que não forem selecionados como guias, serão os remadores dos barcos de passeio. “A parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, as comunidades e ONGs locais é fundamental para a continuidade das atividades de forma sustentável nos próximos anos. E nosso apoio à seleção de condutores, vem reforçar nosso compromisso com a comunidade em demonstrar a importância da conscientização em relação à preservação do meio ambiente”, afirma Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.

O Projeto APA Costa dos Corais

A Fundação Toyota do Brasil patrocina o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco, e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propicia ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas.

Para completar as ações com foco na preservação, o projeto também trata de questões socioeconômicas, como o ordenamento do turismo de baixo impacto, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS