Sala de Imprensa

Releases

26.10.2018 Fazer download

Projeto Toyota APA Costa dos Corais reúne parceiros para discutir planos de ações

Encontro tem como objetivo apresentar resultados e planejar ações para 2019

A Fundação Toyota do Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica reuniram, em Recife (PE), entre os dias 17 e 19 de outubro, os parceiros do projeto Toyota APA Costa dos Corais para discutir os resultados alcançados e apresentar as ações propostas para o próximo ano. O encontro, que teve a presença de sete parceiros locais do projeto, entre eles: a Associação Peixe Boi, Instituto Recifes Costeiros, Instituto Yandê, Projeto Peixe Boi (CEPENE), Instituto Bioma Brasil, Projeto Conservação Recifal, Instituto Biota de Conservação, também contou com a participação do ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade), da Fundação SOS Mata Atlântica e da Fundação Toyota do Brasil.

O objetivo é debater e ampliar as ações desenvolvidas pelos parceiros na APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, que abrange uma área de 406 mil hectares de unidade de conservação entre três municípios de Pernambuco e nove em Alagoas.

“É uma tarefa bastante desafiadora, pois todos discutimos as prioridades dentro de um orçamento pré-estabelecido, exigindo espírito de coletividade em prol da conservação do meio ambiente”, afirma Saori Yano, diretora-executiva da Fundação Toyota do Brasil.

Para Iran Normande, chefe da APA, a reunião que acontece todos os anos é fundamental para avaliar e ponderar próximas ações. “Essa oportunidade é muito importante para avaliarmos se estamos no caminho certo e traçarmos as ações e metas para os próximos anos, e, assim, atingirmos nosso objetivo final, que é a implementação total do Plano de Manejo”.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma iniciativa que visa a conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho - um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados do Brasil -, bem como toda flora e fauna da região.

A iniciativa tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA; o suporte e financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo governamental e o envolvimento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da área de proteção ambiental.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e na formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social que estavam em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a preservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 406. mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de quase três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1500 aves e hoje, com o apoio da entidade estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira com um dos maiores estoques de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS