Sala de Imprensa

Releases

13.05.2010

Projeto “Toyota Trilhas da Natureza” chega neste sábado a Guaíba (RS)

Como forma de despertar o interesse da população para a preservação do meio ambiente, a Toyota, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, realiza o projeto “Toyota Trilhas da Natureza”, neste sábado, 15 de maio, na cidade de Guaíba (RS). Com diversas atrações culturais e educativas ao longo do dia, o público poderá participar ativamente de oficinas socioambientais e assistir a espetáculos infantis. O evento terá como destaque o show da banda Paralamas do Sucesso, além de apresentações das bandas locais Johnny Hood, Rootstock, Edu Lima & Banda, além de uma apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, com regência do maestro Tiago Flores e participação do cantor e compositor nativista Luiz Carlos Borges.

“A realização do Toyota Trilhas da Natureza reforça o compromisso e a preocupação da Toyota em prover cultura e educação ambiental, disseminando nossa política de preservação e preocupação com o meio ambiente. Por meio das atividades interativas, a população poderá absorver esses importantes conceitos de sustentabilidade. E a Fundação Toyota do Brasil, que completou um ano em abril, está desempenhando um importante papel neste evento, no apoio às atividades que acontecerão”, afirma Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

Meio Ambiente

O respeito pelo meio ambiente é um dos principais pilares de sustentação da Toyota. Desde o planejamento de suas fábricas, a montadora, em todo o mundo, realiza estudos sobre impacto ambiental e, a partir dos resultados obtidos, projeta suas unidades produtivas dentro de parâmetros que minimizem danos à fauna, à flora e à atmosfera.

O processo produtivo (Toyota Production System, ou, em português, Sistema Toyota de Produção, consolidado a partir da década de 40) também agrega ações que minimizam o impacto ambiental. Isso ocorre, principalmente, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, cujo principal objetivo é suplantar as exigências determinadas pela norma ISO 14001. Além disso, todos os colaboradores são estimulados a contribuir com sugestões que reduzam o consumo de insumos naturais, como parte da cultura de melhoria contínua (Kaizen) característica da Toyota.

As fábricas da Toyota do Brasil de São Bernardo do Campo (SP), onde se produz autopeças, e Indaiatuba, onde é feito o Corolla, bem como o Centro de Distribuição de Guaíba (RS), são certificados pela norma ISO 14001.

A política de meio ambiente empregada pela Toyota também é disseminada em sua cadeia de fornecedores e na Rede de Concessionárias. Para os fornecedores, a montadora lançou em junho de 2007 o Guia Ambiental de Compras, um manual que os orienta sobre como produzir seus produtos dentro de parâmetros ecologicamente responsáveis.

Na Rede de Concessionárias, a montadora aplica o programa Derap (Dealer Environmental Risk Audit Program, em inglês), que significa, em português, Programa de Auditoria de Riscos Ambientais em Distribuidores. Desenvolvido pela Toyota do Japão, o Derap estabelece metas e avalia as concessionárias da marca quanto à política ambiental da Toyota. Nessa avaliação, são considerados, entre outros, fatores como redução de consumo de energia, água e papel e armazenamento e descarte do óleo retirado dos veículos, nos processos regulares de troca.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS