Sala de Imprensa

Releases

07.07.2015

Reciclagem de uniformes gera renda à cooperativa de costureiras

Ação da Fundação Toyota do Brasil minimiza impactos ambientais com reutilização de materiais

Mais de três toneladas de materiais já foram doados à cooperativa Mais de três toneladas de materiais já foram doados à cooperativa

Os uniformes usados por colaboradores da Toyota do Brasil ganham um papel nobre depois de seu tempo de uso. As peças são doadas a uma cooperativa de costureiras de Indaiatuba, a Cooper Art Camp, para serem transformados em outros objetos. A ação, realizada pela Fundação Toyota do Brasil, é uma alternativa para o descarte de materiais, minimizando os impactos ambientais, sendo também uma forma de geração de renda.

Além dos uniformes, são doados itens de comunicação, como banners de lona, que não poderiam ser reutilizados. Já foram doados - por todas as unidades da Toyota no Brasil - três toneladas de materiais para a confecção de bolsas, nécessaires, chaveiros, porta descartes para carros, entre outros. Todos os materiais reutilizados passam por um processo de higienização e são devidamente preparados para seu destino final. Todos estes produtos são comprados pela Fundação Toyota do Brasil, que os oferece ao seu público de interesse.

A ação, que teve início em 2012, apresenta resultados bastante positivos. Houve um crescimento de 77% na produção de artigos, o que resultou em um aumento de 42% de cooperados na entidade. No total, foram confeccionados 16 mil itens em menos de três anos de ação. O programa da Fundação Toyota, por essas conquistas, tem sido um exemplo para outras empresas que firmaram parcerias com a Cooper Art Camp em outras iniciativas.

“Nosso objetivo é desenvolver nas comunidades ações sustentáveis, que tenham a preocupação e o respeito pelo meio ambiente e que, ao mesmo tempo, possam ser geradoras de renda”, afirma George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS