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01.11.2012

Toyota do Brasil apresenta Relatório de Sustentabilidade com destaque para lançamento do Etios, primeiro compacto da empresa no País

A Toyota do Brasil apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2012, documento que demonstra a forte ligação da Toyota com o Brasil e enfatiza os compromissos e as metas para as melhorias da gestão socioambiental e econômica assumidos pela empresa, com destaque para o desempenho positivo da fábrica de Sorocaba (SP), a primeira no Brasil a utilizar o conceito Ecofactory, metodologia desenvolvida pela Toyota Motor Corporation.

Inaugurada em agosto de 2012, a planta de Sorocaba é responsável pela produção do Etios, o primeiro modelo compacto da empresa no país. Inicialmente, estão previstas uma produção anual de 70 mil veículos e a geração de 1.500 empregos diretos.

O conceito Ecofactory, aplicado na unidade de Sorocaba, consiste em estabelecer critérios de alto padrão para cumprir rígidas metas de redução dos índices de emissões de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e, sobretudo, a emissão de CO2 (dióxido de carbono), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área.

Desde o início, as operações da unidade de Sorocaba contam com as devidas adequações determinadas pelo Sistema de Gestão Ambiental. Assim é possível prever que, em 2013, a fábrica conquiste a certificação ISO 14001. Como parte de seu compromisso com o meio ambiente, a cidade de Sorocaba irá receber da Toyota um grande aporte na área de reflorestamento com o projeto de construção do Parque Natural Corredores da Biodiversidade, com o auxílio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Em 2011, nas três unidades da Toyota no Brasil (Indaiatuba, SP, São Bernardo do Campo, SP, e Guaíba, RS) houve a emissão de 257,3 toneladas de VOCs, enquanto, em 2010, a emissão foi de 276,2 toneladas, ou seja, redução de 7,3% no período.  Dessa forma, a Toyota conseguiu reduzir o volume de emissões de VOCs de 40,36 g/m² para 35,82 g/m² entre os anos de 2011 e 2012, ou seja, 12,7% a menos entre o período. Agora, o desejo da marca é chegar a um percentual ainda menor. O número proposto para o próximo ano é de 35,13 g/m².

A Toyota do Brasil estabeleceu como meta para o final de 2012 a redução de 5% em suas emissões de dióxido de carbono, comparada aos números registrados no ano de 2009 provenientes da área de logística, levando em consideração o aumento da produção no período. Com as inovações sugeridas e aplicadas pelos próprios colaboradores, conscientizados a respeito das necessidades de mitigar impactos gerados nas atividades da companhia, acredita-se que a Toyota conseguirá superar mais esse desafio.

Consumo consciente de recursos naturais

Quanto ao consumo de riquezas naturais, a Toyota do Brasil conquistou números expressivos na redução de uso de água: em 2011, cada veículo produzido exigiu o uso de 3,19 m3, contra 3,53 m3 em 2010. Toda a água utilizada no processo produtivo das plantas de São Bernardo do Campo (SP) e de Indaiatuba (SP) é enviada a estações de tratamento de efluentes (ETEs) e, posteriormente, devolvida à rede pública, de acordo com a legislação aplicável e vigente.

Reduzir constantemente o consumo de energia e tornar os processos mais econômicos são diretrizes da Toyota do Brasil nas suas operações. Por isso em 2011, foi registrada diminuição no consumo de 4,56 GJ (Giga Joules) por veículo em 2010 para 4,45 GJ em 2011. Com medidas efetivas adotadas pela empresa foi possível reduzir no período um total de 1,676 GJ no consumo de energia. Para 2012, a montadora estabeleceu a meta de reduzir em 1% o consumo de energia em relação a 2011.

A Política Ambiental da Toyota também contempla os três “Rs” – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Atualmente, mais de 99% da destinação de resíduos são para reciclagem, sendo que um pequeno percentual é tratado antes de seu retorno à natureza.

Para reduzir a geração de resíduos e garantir que seja contínua, a Toyota do Brasil estabelece metas anuais para duas áreas: Produção e Logística, que lidam com resíduos do processo produtivo e embalagens, respectivamente. Em 2011, a empresa alcançou o índice de 13,43 kg de resíduos gerados por veículo produzido, número que atende a meta proposta no ano anterior, de 14,08 kg/veículo.  Em relação ao descarte das embalagens, a empresa projeta para 2012 uma redução de 5%. Para isso, planos de melhorias estão sendo disseminados dentro da área de logística e novos projetos avaliados.

Outro destaque importante da empresa é a eliminação de substâncias do seu processo produtivo, como chumbo, mercúrio, cádmio e cromo, consideradas de uso proibido e chamadas de SubstancesofConcern (SoCs), ou seja, que merecem atenção por contaminarem o solo, a água e outros recursos. Desde 2008, foram eliminadas do processo de fabricação dos veículos no Brasil, uma antecipação da Toyota do Brasil à própria legislação nacional, que, ao contrário de leis internacionais, ainda não estabeleceu a proibição dessas substâncias.

Visão Global Toyota 2020

A Toyota Motor Corporation, diante dos desafios mundiais apresentados nos últimos anos, desenvolveu uma nova visão global, em janeiro de 2012, simbolizada por meio de uma árvore: Visão Global Toyota 2020. O objetivo é posicionar a montadora na era da mobilidade, focando, principalmente, os avanços tecnológicos, o engajamento das pessoas e dos colaboradores, além da utilização de novas possibilidades das redes inteligentes, que empregam tecnologia de informação para aperfeiçoar o uso de energia e o consumo.

A imagem de uma árvore foi escolhida para simbolizar a Visão Toyota, na qual princípios, valores, preceitos e filosofia corporativos são representados pelas raízes, que remetem à essência da empresa, uma base sólida e única. A partir dela se desenvolvem todas as ações, os troncos fortes e estáveis dessa árvore e que vão gerar frutos, os 12 princípios do Toyota Global Vision 2020, entre eles, o compromisso com a qualidade, o respeito ao planeta e a superação de expectativas.

A Visão Global Toyota 2020 parte do princípio, valores, preceitos e filosofia do Toyota Way, cujo objetivo é construir um caminho que conduza à realização de carros e produtos sempre melhores e ao enriquecimento da vida nas comunidades, para satisfazer cada vez mais os seus consumidores e perpetuar a vontade que cada colaborador possui de fazer parte de uma companhia engajada e comprometida.

Fundação Toyota do Brasil

Em pouco mais de três anos, a Fundação Toyota do Brasil, criada com a iniciativa de promover a sustentabilidade e atividades focadas na preservação e educação ambiental, busca contribuir para o desenvolvimento das comunidades nas quais a companhia atua.

A instituição alcançou frutos com diversas iniciativas que resultaram em um balanço positivo nas regiões onde a Toyota possui fábricas, desenvolvendo temas ambientais e viabilizando a inclusão social nos municípios com ações em redes de ensino e projetos culturais, por exemplo.

Destaque para o Projeto Arara Azul, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil e há 23 anos pela Toyota do Brasil, que atua no Pantanal sul-mato-grossense para a preservação da espécie, que inclusive corria risco de extinção. A ação já contempla 3 mil aves nos trabalhos de monitoramento na região.

Desde 2010, a Fundação Toyota vem passando por um ajuste estratégico para alinhar a estrutura de seus projetos parceiros, para que se tornem autossustentáveis. Com base no conceito internacional PDCA ou Planejar, Fazer, Verificar e Agir, a reformulação definiu um novo plano de investimentos para assegurar o desenvolvimento de programas de longo prazo e com caráter autossustentável. Neste contexto, em 2011, a Fundação Toyota do Brasil iniciou o patrocínio de três novos projetos: Vitrine Cultural, Expedição Pantanal, além do Toyota APA Costa dos Corais, que se unem ao bem sucedido Projeto Arara Azul.

Para obter mais informações ou enviar comentários e sua opinião sobre o Relatório de Sustentabilidade da Toyota do Brasil, envie um e-mail para:relatoriodesustentabilidade@toyota.com.br.

 Para acessar este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

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