Histórico

A Toyota tem como um dos seus principais pilares o respeito pelo meio ambiente e, assim, visa, na fabricação de seus automóveis, contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Como forma de unificar seus esforços sociais e assumir um importante compromisso com o Brasil, a Toyota cria em 2009 "Fundação Toyota do Brasil" com o objetivo de promover a Sustentabilidade, por meio de atividades de preservação ambiental e formação de cidadãos.

Sua causa principal será a recuperação e preservação do mais devastado bioma brasileiro, a Mata Atlântica. Abrangendo 17 estados, e concentrando 70% da população brasileira, o bioma hoje tem apenas 8,5% de seu território original. (fonte: www.sosmataatlantica.org.br)

Além disso, importantes ações realizadas pela Toyota há tempos foram incorporados à "Fundação Toyota do Brasil", como por exemplo, o apoio desde 1989 ao Projeto Arara Azul, atividade de preservação ambiental na região do Pantanal sul-mato-grossense, e todos os projetos sociais implantados e suportados pela empresa nas comunidades onde opera - Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP).

Direcionamentos para Responsabilidade Social Corporativa

A Política de Responsabilidade Social Corporativa da Toyota do Brasil Ltda. está alinhada ao "Guia de Princípios da Toyota Motor Corporation (TMC)", que visa padronizar as práticas sociais realizadas por todas as suas afiliadas.

Guia de Princípios da Toyota Motor Corporation
1. Respeito pelos idiomas e leis de todos os países do mundo, com atividades transparentes e justas que demonstram suas ações de bom cidadão do mundo.
2. Respeitar a cultura e os costumes de todos os países e contribuir para o desenvolvimento econômico e social através de atividades empresariais em cada comunidade.
3. Dedicar todos os esforços para criar produtos que mantenham a harmonia com o meio ambiente, de modo a melhorar a qualidade de vida em todas as regiões em que a Toyota está presente.
4. Criar e desenvolver tecnologias de ponta e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo.
5. Estimular uma cultura empresarial que promova a criatividade individual e o trabalho em equipe, gerando ao mesmo tempo a confiança mútua e respeito entre os colaboradores e direção. Incentivar o crescimento em harmonia com a comunidade global através de um gerenciamento inovador.
6. Colaborar com parceiros comerciais visando um crescimento estável em longo prazo com benefícios mútuos, mantendo-se aberta a novas parcerias.
7. Treinar e conscientizar continuamente seus colaboradores nas atividades e práticas relacionadas ao meio ambiente, a segurança e a saúde.

Política Ambiental da Toyota do Brasil
1. Atender aos requisitos estipulados pela legislação e a outros requisitos aplicados a seus negócios.
2. Alcançar objetivos e metas de meio ambiente, segurança e saúde.
3. Melhorar continuamente o seu desempenho por meio da prevenção da poluição e de melhoria no ambiente de trabalho.
4. Avaliar previamente os efeitos provocados pela utilização de novos materiais e processos no meio ambiente, na segurança e na saúde.
5. Contribuir com a sociedade.
6. Cooperar com os parceiros comerciais nas atividades relacionadas ao Meio Ambiente. Treinar e conscientizar continuamente seus colaboradores nas atividades e práticas relacionadas ao meio ambiente, a segurança e a saúde.

MISSÃO

Promover a Sustentabilidade, por meio de ações de cunho ambiental e educacional que beneficiem a sociedade brasileira e sua riqueza cultural, reafirmando os valores e o compromisso da "Toyota do Brasil" com o desenvolvimento social do Brasil.

VISÃO

Ser referência em ações de promoção da cidadania, educação e conservação ambiental .

- Comprometimento com a sustentabilidade;

- Desenvolvimento de pessoas por meio de ações de educação e conscientização ambiental;

- Respeito ao meio ambiente.