Comunidades

A Fundação Toyota do Brasil promove ações nas áreas de educação, meio ambiente e cultura nas comunidades.

A Fundação Toyota do Brasil realiza diversas ações nas comunidades onde a Toyota possui unidades fabris: Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente, cultura, entre outros, e contam com o apoio dos colaboradores como voluntários.

As ações

Dia das Crianças

Desde 2009, no Dia das Crianças, a Fundação Toyota do Brasil busca divertir e educar com a realização de evento com foco na conscientização ecológica, que reúne crianças e seus familiares em Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo.

A ação conta com diversas atividades recreativas, que incluem oficinas com temas de ações internas, como o Projeto Arara Azul, atividades esportivas, apresentações culturais da comunidade, além de outras atrações.

Entre as atividades realizadas estão teatro de fantoches, jogo de xadrez humano, contador de histórias, oficinas ecológicas, atividades circenses e apresentação do circo Vox.

O evento é aberto para a participação das comunidades locais. O público alvo é composto de crianças de 0 a 12 anos acompanhadas dos pais.

Vitrine Cultural

A Fundação Toyota do Brasil em conjunto com a Prefeitura de Guaíba (RS) restauraram a "Casa do Juiz", que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca da cidade nas décadas de 60 até 90, para a instalação do projeto Vitrine Cultural.

O objetivo do projeto é fomentar para o desenvolvimento turístico e cultural de Guaíba, servindo de apoio aos visitantes como centro de informações turísticas da região da Costa Doce e atuando junto à população na promoção de conhecimento sobre a cidade onde vivem.

O Vitrine Cultural é um espaço aberto ao público para exposições, lançamentos de livros, oficinas e palestras, além de servir de palco para discussões e fóruns relacionados às áreas de educação, meio ambiente e cultura.

O espaço Vitrine Cultural está localizado em uma área privilegiada do município, dentro do Sítio Histórico. A região abriga bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS), como a Casa de Gomes Jardim, onde moraram líderes da Revolução Farroupilha, como Bento Gonçalves.

Confira mais imagens em Galerias

Biblioteca Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo (SP)

A Fundação Toyota do Brasil está modernizando e ampliando a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo, São Paulo. O investimento de R$ 4,5 milhões está sendo aplicado em várias melhorias de infraestrutura.

Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça e o entorno, o projeto prevê oferecer mais acessibilidade, conforto aos usuários e segurança ao acervo. O pavimento térreo terá o conceito de “biblioteca aberta”. O espaço será um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário estará livre para acessar os livros.

A nova Monteiro Lobato também terá espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida. A maior novidade será a nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, contemplando um espaço café. No primeiro andar ficarão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade. Além dessas melhorias, a obra também ganhará o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva.

Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.

A reforma é uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município.

O que já aconteceu

Projeto Ecobike

Com o objetivo de promover a sustentabilidade, a Fundação Toyota do Brasil foi uma das parceiras do projeto Ecobike, idealizado pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba. A iniciativa tem a finalidade de oferecer transporte alternativo e uma opção de lazer aos moradores de Indaiatuba e, ao mesmo tempo, incentivar a prática esportiva, diminuir a emissão de poluentes na atmosfera e, sobretudo, conscientizar os cidadãos em relação à educação no trânsito.

As estações para retirada e devolução das bicicletas são equipadas com totens de auto-atendimento, nos quais além de cadastro, os usuários podem consultar a disponibilidade de bicicletas nas demais estações, que estão distribuídas por pontos distintos da cidade: na Praça Dom Pedro II, na sede da Guarda Municipal e em frente à Prefeitura.

A Bicicleta Ecológica

O projeto disponibiliza 200 bicicletas produzidas com material reciclado. O modelo possui o quadro desenvolvido com garrafas PET, cuja flexibilidade natural, absorve pequenos impactos de terrenos irregulares.

Entre as vantagens da bicicleta ecológica estão o processo de desenvolvimento limpo, reaproveitamento de garrafas PET, preço inferior à versão tradicional, ausência de ferrugem, eliminação de solda e pintura, reduzindo a extração de recursos naturais como minério de ferro e bauxita e, ainda, liberando menos CO2 do que no processo de produção padrão.

Dia da Árvore

No Dia da Árvore, a Fundação Toyota do Brasil realizou a conscientização ambiental por meio de atividades como o plantio de mudas, palestras, peças de teatro e brincadeiras.

As atividades foram realizadas em escolas e entidades da região e atendem crianças e adolescentes da comunidade.

Desde o início das ações em 2005, a Toyota já promoveu o plantio de mais de 50 mil árvores e conscientizou 650 crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS