Logotipo 5 anos fundação Toyota
Logotipo Toyota

Você está em: Home > Projetos > Projeto Toyota APA Costa dos Corais

Costa dos Corais

A APA Costa dos Corais abrange sete municípios em Alagoas e três em Pernambuco, com mais de 413 mil hectares de área protegida.
imagens da do projeto Costa dos Corais

Sobre o projeto

Por dois anos, a Fundação Toyota do Brasil desenvolveu o projeto "Toyota e a Mata Atlântica" e, em 2011, ampliou seu foco de atuação criando o projeto "Toyota APA Costa dos Corais".

O projeto é patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil , operacionalizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com apoio da SOS Mata Atlântica.

"A Toyota concentra 90% dos seus distribuidores na região de Mata Atlântica, o que viabiliza a criação de uma rede de parceiros para estender a atuação deste projeto, além de outras iniciativas da Fundação Toyota do Brasil", afirma Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente Sênior da Toyota Mercosul.

Iniciativas

Fundação Toyota do Brasil patrocina projeto para preservação da APA Costa dos Corais

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma iniciativa que visa a conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho - mamífero aquático mais ameaçado do Brasil -, bem como toda flora e fauna da região. O projeto é realizado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA; o suporte e financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo governamental e o emponderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da área de proteção ambiental.

Fundo de Perpetuidade

O principal diferencial do Toyota APA Costa dos Corais consiste no estabelecimento de um fundo de perpetuidade que objetiva garantir a proteção, gestão e sustentabilidade perenes das áreas protegidas.

Durante os próximos dez anos, a Fundação Toyota do Brasil fará um aporte anual para garantir o crescimento constante dos recursos do fundo.

E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.

Gestão Ambiental

O Toyota APA Costa dos Corais irá também assegurar a integridade da área a partir do apoio e investimento em projetos e organizações já existentes focados na gestão ambiental da Costa dos Corais.

Dentre as atividades já mapeadas e passíveis de serem apoiadas estão a realização de estudos científicos, o suporte logístico e de infraestrutura para fiscalização, a realização de monitoramentos visando avaliar a efetividade das ações de preservação, a produção e execução de campanhas de informação e educação ambiental, e a promoção de negócios que conciliem conservação da biodiversidade e geração de renda para as comunidades locais.

Plano de Manejo da APA

Outra ação propiciada pelo projeto Toyota APA Costa dos Corais será a implementação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -, órgão ambiental do governo brasileiro responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais.

Além da ampliação, renovação e manutenção dos ativos da APA, como as bases operacionais, veículos, equipamentos de fiscalização e barcos, o investimento da Fundação Toyota do Brasil também estimulará a produção de conhecimento científico pelas universidades e instituições locais, a ampliação das áreas de exclusão de pesca - essenciais para a recuperação da biodiversidade -, o ordenamento do turismo de baixo impacto, a preparação e engajamento de representantes da população local como agentes ambientais remunerados e a valorização das manifestações culturais, contribuindo para o resgate da cultura regional.

Ainda como elementos fundamentais do Plano de Manejo, os onze municípios inseridos na APA participarão de programas de educação ambiental e de comunicação social, que terão como finalidades o empoderamento dos indivíduos e a ampla divulgação dos princípios de utilização consciente da área, para que tanto a população local quanto os turistas se sintam co-responsáveis pelo trabalho de conservação.

APA Costa dos Corais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a Unidade de Conservação marinha brasileira que, pioneiramente, estabeleceu a base legal para o uso sustentado e preservação dos recifes costeiros.

Criada por decreto Federal, em 27 de outubro de 1997, a APA estende-se desde o litoral sul de Pernambuco até o norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré e Paripueira.

Esta área protegida de mais de 413 mil hectares, que abrange três municípios pernambucanos e oito alagoanos, é a primeira Unidade de Conservação Federal a preservar parte dos recifes costeiros distribuídos por cerca de 3 mil quilômetros da costa do nordeste do Brasil.

Na área existem 185 espécies registradas de peixe, além de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, o mero e de tartarugas marinhas.

O projeto Toyota e a Mata Atlântica

O projeto Toyota e a Mata Atlântica inicialmente atuou em cinco importantes frentes de trabalho:

Reflorestamento

A Toyota manterá uma área com inicialmente 15 mil mudas nativas reflorestadas, restaurando parte do território original da Mata Atlântica.

Preservação de áreas ameaçadas

Dentro da Mata Atlântica existem diversas áreas, públicas ou privadas, que se encontram hoje ameaçadas. Esta iniciativa visa ampliar locais protegidos do bioma, fortalecer a gestão de unidades de conservação e preservar áreas marinhas protegidas.

Educação Ambiental

A educação somada à sensibilização é fundamental para a manutenção do ecossistema, construindo uma cultura de respeito e valorização do meio ambiente. Três mil alunos da rede pública do Estado de São Paulo, bem como seus professores, serão capacitados para a reflexão e adoção de novas práticas ambientais.

Sensibilização e Multiplicação

Diversas atividades serão realizadas como forma de sensibilizar o maior número de cidadãos para a preservação da Mata Atlântica.

Voluntariado

A Toyota é patrocinadora exclusiva do Programa de Voluntariado Amigos da Mata Atlântica. A missão do programa é tornar-se um agente multiplicador, responsável por mobilizar a sociedade sobre a importância do meio ambiente.

Galeria

imagem da galeria

Toyota APA Costa dos Corais

mais fotos

© Fundação Toyota do Brasil. Todos os direitos reservados.

produzido por Espiral Interativa.