Outras Ações

A Fundação Toyota do Brasil busca participar e contribuir em ações ligadas às questões socioeconômicas das comunidades brasileiras com foco na formação de cidadãos, na preservação ambiental e, também, atua em ações de ajuda humanitária. Confira:

Fundação Toyota do Brasil realiza campanha solidária para auxílio às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro

Buscando contribuir para a minimização dos impactos gerados pelas enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, a Fundação Toyota do Brasil realizou uma campanha solidária envolvendo colaboradores de todas suas unidades.

A ação solidária arrecadou itens de primeira necessidade e os entregou à Cruz Vermelha de São Paulo, responsável pelo transporte e distribuição dos produtos.

Na unidade de São Bernardo do Campo e São Paulo foram arrecadadas duas toneladas de produtos, entre alimentos de consumo imediato, água e itens de higiene e limpeza. Na planta de Indaiatuba, foram arrecadados 730 kg de suprimentos.

Além das unidades fabris, a Divisão de Empilhadeiras da Toyota também contribuiu, arrecadando 800 kg de produtos de primeira necessidade.

No total, a ação conseguiu doar para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro 3.500 kg de itens de primeira necessidade.

Expedição Pantanal

Com a coleta de dados realizada ao longo da viagem foi possível orientar estratégias para a proteção do Pantanal

Em 2011, a Fundação Toyota do Brasil anunciou apoio ao projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal, que percorreu dez rotas diferentes na região, incluindo os pontos mais isolados, com o objetivo de mapear práticas sustentáveis nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia.

A bordo de uma Hilux SRV cabine dupla, uma equipe formada por técnicos ambientais, biólogos e jornalistas percorreu o Pantanal identificando, registrando e divulgando as melhores práticas adotadas na região. O grupo conta ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.

O primeiro percurso da Expedição Pantanal teve início no Refúgio Ecológico Caiman, na cidade de Miranda (MS). O grupo percorrerá localidades como Nhecolândia, Passo do Lontra, Abobral, Curva do Leque e Estrada Parque.

Com a coleta de dados realizada ao longo da viagem será possível orientar estratégias para a proteção do Pantanal, possibilitando o diagnóstico de problemas socioambientais e a criação de novos destinos ecoturísticos.

Ao final do projeto, haverá ainda a elaboração de um guia de práticas sustentáveis para divulgar as atividades promovidas pela população local, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Sobre o projeto

O Pantanal, localizado na Bacia do Alto Paraguai, entre Brasil, Bolívia e Paraguai, é a maior área úmida do planeta. O local é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, com características que favorecem a diversidade de espécies e a interação entre a fauna e a flora.

Desde 1990, a Toyota do Brasil se compromete com a preservação da arara-azul, ave ameaçada de extinção, do Pantanal sul mato-grossense.

Em 2011, por meio da Fundação Toyota do Brasil, as atividades foram ampliadas com o patrocínio da Expedição Pantanal, criada pelo Instituto SOS Pantanal.

Confira mais imagens em Galerias

Para entrar em contato com a Fundação Toyota do Brasil, envie uma mensagem para: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO

PARCEIROS