Acessibilidade

O site da Fundação Toyota Brasil está passando por uma reformulação para atender um amplo público através da implementação de recursos de acessibilidade que seguem as recomendações do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines)/ ou Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, do W3C (World Wide Web Consortium), principal organização de padronização da Web com reconhecimento internacional. Este site possui acessibilidade nível A e estamos trabalhando para que este nível seja ampliado.

Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web.
Utilize sempre a versão mais recente de seu software.

Contato de Suporte

Se você encontrar algum problema de acessibilidade nas páginas deste site, você pode entrar em contato com nossa equipe de desenvolvimento e apontar as dificuldades encontradas através do e-mail abaixo: suporte@acessoparatodos.com.br

Como Aumentar e Diminuir o Texto

Para aumentar a fonte, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl +” para aumentar todo o site e “Ctrl -“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl 0”.

Navegação por tabulação

Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.

Tecnologias Assistivas

Sugestões de programas disponíveis para pessoas com deficiência

Softwares para Deficiência Visual

  • Nitrous Voice Flux: controla o computador por voz. Gratuito;
  • NVDA: software livre para ler tela – vários idiomas (Windows). Gratuito;
  • YeoSoft Text: leitor de tela em inglês e português;
  • Jaws for Windows: leitor de tela – vários idiomas;
  • Virtual Vision: leitor de telas em português do Brasil (Windows);
  • DOSVOX: sistema para deficientes visuais (Windows ou Linux).

Observação: leia no manual do leitor de telas sobre a melhor forma de navegação em páginas web.

Softwares para Deficiência Auditiva

  • Hand Talk: Ferramenta de tradução para a Língua Brasileira de Sinais, deixando os conteúdos acessíveis para pessoas surdas e com deficiência auditiva. Possui um plugin, instalado em sites, que traduz automaticamente conteúdos de texto e imagens para Libras e um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, que traduz textos e áudios também para a Língua Brasileira de Sinais, funcionando como um dicionário de bolso.;

  • VLibras: Link abre site do VLibras em nova janela.Suíte de ferramentas disponibilizadas pelo governo para ser instalada no computador. Essa ferramenta traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Observação: Os softwares de tradução automática para LIBRAS ainda não são exatos e seu uso pode resultar em equívocos na tradução.