Dois novos peixes-boi chegam à APA Costa dos Corais

Releases
28.09.17
  • Iniciativa contribui com o aumento populacional da espécie, ameaçada de extinção

Na última semana, dois novos peixes-boi marinho (Trichechus manatus manatus) chegaram à cidade de Porto de Pedras (AL), uma das cidades da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, no Nordeste. A atividade faz parte das ações de conservação do projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria público-privada entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil, que vêm reintroduzindo a espécie, ameaçada de extinção, no litoral Alagoano, permitindo assim um incremento populacional na região.

Arati e Luiz Gonzaga, ambos machos, saíram da Ilha de Itamaracá (PE), onde viviam em um cativeiro de reabilitação e foram para Porto de Pedras (AL) para um recinto de aclimatação, localizado no Rio Tatuamunha. Agora, os dois animais permanecerão no cativeiro de aclimatação por um período mínimo de três meses, para que possam melhor se adaptar as condições ambientais que encontrarão após a soltura. Neste cativeiro, os animais terão contato com outros de mesma espécie e ambos os sexos, mas também com animais de outras espécies, tais como peixes, crustáceos e outros.

Além disso, aprenderão a sobreviver com as mudanças de salinidade, altura de maré e temperatura da água, de forma gradativa e sempre acompanhada por equipe de técnicos e tratadores capacitados. Constantemente, serão realizadas avaliações clínicas e comportamentais destes animais, para o momento que se verifique que eles estejam com comportamento satisfatório e boa saúde, possam ser soltos na natureza.

Atualmente, o recinto de aclimatação de peixe-boi marinho em Porto de Pedras (AL) é o único em atividade no Brasil, contribuindo com o repovoamento da espécie na região da APA.

Arati e Luiz Gonzaga

Arati é um macho adulto com cerca de sete anos, que resgatado em 2010 em Aquiraz, no Ceará. Atualmente o animal encontra-se com aproximadamente 381 quilos e medindo 279 centímetros de comprimento total. Já Luiz Gonzaga tem cinco anos e nasceu em cativeiro. Por ter nascido nestas condições, permaneceu durante a fase de filhote amamentando na própria mãe, tendo sido separado somente após os dois anos de idade. O animal encontra-se com 428 quilos e 289 centímetros de comprimento total.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!