Fundação Toyota do Brasil participa da cerimônia de posse do Conselho Consultivo da APA Costa dos Corais

Releases | APA Costas dos Corais
08.09.11

A cerimônia de posse do Conselho Consultivo da APA Costa dos Corais foi realizada na última terça-feira, 6 de setembro, em Jarapatinga, no estado de Alagoas. A Fundação Toyota do Brasil esteve presente no evento devido ao patrocínio ao projeto Toyota APA Costa dos Corais, operacionalizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com apoio da S.O.S Mata Atlântica. O projeto tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação do ecossistema do peixe-boi marinho e o desenvolvimento de negócios compatíveis com a preservação da APA Costa dos Corais.

O Conselho Consultivo da APA é composto por 27 titulares e o mesmo número de suplentes, entre representantes de entidades públicas e privadas que possuem interesse na conservação da área, como comunidade, governo, pescadores, empresários, universidades, órgãos ambientais, entre outros. Os conselheiros foram eleitos por voto popular nas comunidades entre as quais a APA está inserida e foram legalmente instituídos por portaria assinada por Rômulo Mello, presidente do ICMBio.

A duração do mandato dos conselheiros é de dois anos, quando será realizada nova eleição. A função do conselho é discutir, apoiar, sugerir e chegar ao consenso sobre assuntos e ações pertinentes à conservação e manejo da APA Costa dos Corais. Os temas podem ser propostos pela equipe de gestão ou pelos próprios conselheiros. Para tornar a gestão mais eficiente serão criadas câmaras técnicas para discussão de tópicos específicos, como pesca, turismo e outras questões, que servirão de suporte técnico tanto para o conselho como para a equipe de gestores da APA Costa dos Corais.

Para Marcelo Françozo, Chefe da APA Costa dos Corais, a importância do Conselho Consultivo está no poder de influenciar o manejo e as boas práticas de gestão. “O conselho tem voz ativa e força política, além de ser uma forma de envolver a comunidade, ampliando o engajamento social na gestão da APA e tornando possível o monitoramento da área”, afirma.

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

A Fundação Toyota do Brasil patrocina o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga a segunda mais importante barreira de corais do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propicia ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas.

Para completar as ações com foco na preservação, o projeto também trata de questões socioeconômicas, como o ordenamento do turismo de baixo impacto, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

Para obter todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br