JSL e Fundação Toyota se unem para preservar bacias hidrográficas na Serra da Mantiqueira

Fundação | Releases | Sustentabilidade | Águas da Mantiqueira
30.07.21

São Paulo, 22 julho de 2021 – A JSL, uma das maiores empresas de logística do País e a Fundação Toyota do Brasil firmaram parceria de apoio ao projeto Águas da Mantiqueira, para restaurar um hectare de floresta no município de Sapucaí Mirim (MG), na Serra da Mantiqueira.

A região é uma das maiores províncias de água mineral do mundo, com aproximadamente 500 km de extensão e passa por municípios de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Os princípios de sustentabilidade ESG [sigla na língua inglesa: Enviromental, Social and Governance] estão no centro da estratégia da JSL há bastante tempo e essa é uma oportunidade importante, não de apenas mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como para preservar e proteger os ecossistemas relacionados a bacia hidrográfica, fundamentais para as gerações futuras”, analisa Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

A iniciativa soma-se a outros esforços para reduzir os impactos das emissões de CO₂, fruto da utilização do diesel no transporte para as fábricas da Toyota, instituidora da Fundação Toyota. A logística comumente chamada de milk run, é um serviço realizado pela JSL em busca da melhor otimização e economia dos processos.

O projeto de neutralizar parte das emissões começou a ser desenvolvido em novembro passado, com o cálculo detalhado da quantidade de CO2 equivalente geradas nessa rota, incluindo os caminhões terceiros que realizam o trajeto. Com base nesses números, as empresas avaliaram, entre as alternativas de neutralização, a que traria o melhor impacto para a sociedade. Com isso, será possível neutralizar 5% das emissões por meio do projeto Águas da Mantiqueira.

A restauração ecológica contribuirá para o desenvolvimento de cerca de 2.500 espécies de plantas nativas e permitirá a absorção de até 200 toneladas de CO₂, além de auxiliar na recuperação de bacias hidrográficas e na conservação da fauna.

“O projeto nos mostra que as áreas naturais são a embalagem perfeita para água, movimentam a economia, o turismo e garantem a saúde de todos os seres. A neutralização de carbono por meio de restaurações ecológicas é a maneira mais eficiente de garantirmos maior qualidade de vida para todos os habitantes da terra.” explica Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

O Projeto Águas da Mantiqueira, que nasceu em 2017, é uma ação desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. 30 pesquisadores atuam em áreas remanescentes da Mata Atlântica, distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) e 51 bacias na cidade mineira de Sapucaí-Mirim. O projeto se estenderá, ainda esse ano, para as bacias hidrográficas de Gonçalves (MG).

Sobre a JSL
Empresa líder no mercado de logística no Brasil, com elevada diversificação de serviços e de clientes. Possui o maior e mais integrado portfólio de serviços como transporte rodoviário de cargas, logística dedicada de cargas rodoviárias, logística de commodities, serviços de armazenagem, distribuição urbana, logística interna e fretamento. Compõem o portfolio da JSL as empresas Fadel, TPC, Transmoreno, Rodomeu e Marvel. www.jsl.com.br

Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Há 12 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.

No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.

Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.

Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática.

O projeto Águas da Mantiqueira contribui direta e indiretamente com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.