No Dia dos Namorados, dê presentes com significado

Fundação | Galeria | Releases | ReTornar
01.06.21

Projeto Retornar, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, utiliza matéria-prima da indústria automotiva que seria descartada para produção de novos itens e auxilia na profissionalização e na geração de renda de costureiras

O Dia dos Namorados está chegando, assim como as dúvidas sobre o que comprar para aquela pessoa tão especial. Uma boa opção são presentes que possuem mais do que valor material, como os produtos do ReTornar, um projeto de upcycling apoiado pela Fundação Toyota do Brasil que transforma matéria-prima da indústria automotiva que seria descartada em novos itens, como mochilas, estojos e necessaires.

Ao comprar produtos do Projeto ReTornar, o consumidor alia respeito ao meio ambiente com a geração de renda para mulheres que por diversos motivos não trabalham no mercado formal e fazem parte de duas entidades localizadas em Indaiatuba e Sorocaba, ambas em SP.

Conheça alguns produtos do Projeto ReTornar que são ótimas opções de presente nesta data tão especial:

Mochila

Muito resistente, a mochila possui um design exclusivo, com bolso interno para notebook, e pode ser adquirida em três tecidos e estampas diferentes: airbag estampado, tecido automotivo preto e tecido automotivo grafite com pontilhado prata. E as alças são feitas com cinto de segurança.

O preço varia entre R$ 165 e R$ 222, de acordo com o tecido e a cor.

Slim Bag

Produzida com material ressignificado, a Slim Bag é um produto exclusivo, carregado de carinho e transformação. São dois tecidos e estampas para compor o visual: airbag estampado cinza e tecido automotivo preto.

O preço varia entre R$ 70 e R$ 90, de acordo com o tecido e a cor.

Capa para notebook

Para quem tem paixão por tecnologia e cuida dos seus equipamentos, uma boa opção de presente é uma capa de notebook feita com material ressignificado.

A capa de notebook do ReTornar possui cinco opções de tecido e cor, agradando a todos os gostos: airbag estampado amarelo, tecido automotivo preto e azul, tecido automotivo preto e vermelho, tecido automotivo preto e marrom e tecido automotivo preto e branco.

O preço varia entre R$ 60 e R$ 90, de acordo com o tecido e a cor.

Porta-garrafa de vinho

Se o namorado ou namorada gosta de vinho, uma boa opção é um porta-garrafa de vinho muito charmoso.

O porta-garrafa de vinho do Projeto ReTornar também é produzido em três opções de tecido e cor – airbag estampado amarelo, tecido automotivo preto e tecido automotivo grafite com pontilhado prata.

O preço varia entre R$ 28 e R$ 36, de acordo com o tecido e a cor.

Para comprar os produtos do Projeto ReTornar, basta acessar o site www.projetoretornar.com.br. Além dos itens sugeridos, o consumidor encontra muitas outras opções de presente.

Sobre o Projeto ReTornar

O ReTornar nasceu em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos por meio da reutilização de materiais e, consequentemente, gerando menos impacto ambiental com a produção industrial. Assim, o projeto transforma os resíduos da indústria automotiva, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, em mochilas, ecobags, carteiras e necessaires, entre outros itens. Em 2020, o projeto foi incorporado à Fundação Toyota do Brasil.

No início de 2021, o ReTornar iniciou a operação do seu e-commerce – www.projetoretornar.com.br –, passando a comercializar os produtos diretamente para pessoas físicas, em todo o país. Para a produção dos itens vendidos na loja virtual, a Fundação Toyota apoia duas cooperativas de costureiras: a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba-SP, e a ASCA – Associação Social Comunidade de Amor, em Sorocaba-SP, sendo que toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas.

Desde o início do projeto, seis toneladas de resíduos já foram reutilizados e 77 mil brindes foram produzidos.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 11 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.

No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.

Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.

Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática.

O Projeto ReTornar colabora diretamente e indiretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

Erradicação da Pobreza
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento aconômico
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
  • Mochila

• Para receber as imagens em alta qualidade, entre em contato pelo e-mail contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br