Projeto Águas da Mantiqueira recebe 5.400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Releases | Águas da Mantiqueira
30.09.20

Em comemoração ao Dia da Árvore, o Projeto Águas da Mantiqueira recebeu da Toyota do Brasil 5.400 mudas de árvores, todas nativas da região da Serra da Mantiqueira, na Mata Atlântica. A iniciativa é realizada pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio) e tem como objetivo ajudar as comunidades da região da Serra da Mantiqueira a usar de forma consciente e ordenada os recursos hídricos disponíveis.

Foram entregues mudas de Jequitibá Rosa, Paineira e Canela, que começaram a ser plantadas no último sábado, dia 26 de setembro, em Santo Antônio do Pinhal (SP) e em Sapucaí-Mirim (MG), por voluntários da Fundação, da montadora e do Projeto Águas da Mantiqueira no NR Acampamento. Todo o plantio será direcionado ao paisagismo dos espaços urbanos e de estradas vicinais rurais.

O coordenador Técnico do Projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna, afirma que o principal impacto com o plantio das mudas é a melhoria de qualidade ambiental, pois são árvores de grande porte que contribuem para a manutenção do clima, umidade e nidificação das aves, além de atraírem a presença de insetos polinizadores e mesmo de mamíferos de pequeno porte. “Cada árvore nativa é um ponto de apoio, um nicho de ocupação para a vida silvestre, além de beneficiar a qualidade de vida das comunidades humanas”, ressalta Manna.

O diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil, Otacílio do Nascimento, reforça a urgente necessidade de atuação conjunta de empresas, instituições e órgãos governamentais para mitigar os prejuízos causados ao meio ambiente. “Estamos vivendo momentos sem precedentes de destruição do meio ambiente. Precisamos urgentemente criar soluções de forma a contribuir para o futuro do planeta, para o nosso futuro”, declara.

A ação de doação e de plantio das mudas está ligada diretamente a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da ONU. São eles:

• ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;
  • ODS 13: Ação contra a mudança global do clima: Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;
  • ODS 15: Vida terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

O transporte dos exemplares foi realizado voluntariamente pela empresa Veloce Logística.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 11 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. Além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira.

Na área da educação, a Fundação Toyota do Brasil aplica uma metodologia exclusiva da montadora em órgãos públicos e em ONGs a fim de reduzir o consumo de recursos naturais por meio do projeto Ambientação.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Informações à imprensa | Fundação Toyota do Brasil

Thais Rebequi – Analista de Comunicação – trebequi.blues@toyota.com.br