Trabalho decente e crescimento aconômico

EcoTech Inclusivo

Conectado ao ODS 8 Trabalho decente e crescimento econômico

jovens moradores de Bauru (SP) e região

Enquanto a taxa de participação das pessoas sem deficiência no mercado de trabalho é de 66,3%, esse número vai para 28,3%, quando o recorte é de pessoas com deficiência. Os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, contabilizam quem está empregado e quem está em busca de trabalho.

O projeto EcoTech Inclusivo, executado pela Organização Social de Saúde (OSS) Sorri-Bauru, foi idealizado para mitigar essa situação. Em um ambiente lúdico e instigante, que estimula a criatividade e a valorização das habilidades individuais, 30 moradores de Bauru (SP) e região, com idades entre 16 e 30 anos, vão receber qualificação em robótica adaptada e inteligência artificial para aplicação em criação de sistemas de irrigação automática de jardins. A iniciativa vai priorizar a participação de pessoas com deficiência e pessoas que vivem em locais de vulnerabilidade social

Além da formação técnica, o objetivo é que, ao final dos 12 meses de curso, os participantes percebam a importância do uso consciente da água e estejam preparados para atuar tanto no mercado de trabalho formal quanto informal, na automação residencial.

EcoTech Inclusivo é um dos projetos selecionados no Edital realizado pela Fundação Toyota do Brasil em 2023. Suas atividades serão iniciadas em 2024.

Além do ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, a iniciativa também está conectada aos ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.