Consumo e produção responsáveis

toneladas de resíduos reutilizados

mil brindes produzidos

pessoas impactadas

Não existe o conceito de lixo na natureza, tudo é reaproveitado em ciclos inteligentes e naturais! E foi pensando na transformação das pessoas e dos resíduos que nasceu o Projeto ReTornar em 2011.

Hoje, diversos resíduos produzidos pela montadora, como: airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, são destinados como matérias-primas para grupos de costura de Indaiatuba (Cooperativa Uni Arte Costura) e Sorocaba (Associação Social Comunidade de Amor – ASCA), gerando trabalho e renda para diversas famílias.

A Toyota doa esses resíduos e a Fundação Toyota do Brasil investe na qualificação do trabalho das costureiras e compra os produtos produzidos.

Impactos Positivos

Economia Circular: uso de resíduos como novas matérias-primas: airbag, cintos de segurança, tecido automotivo, caixas estofadas e uniformes ganham vida.

Gerenciamento de Resíduos: destinação inteligente de resíduos para reuso e upcycling, uma das alternativas para a Economia Circular.

Empoderamento Feminino: geração de trabalho, renda e aceleração de grupos comunitários de mulheres.

Ecologia Industrial: inclusão de fornecedores Toyota no projeto para aumentar e compartilhar o impacto positivo.

Consumo Consciente: produtos reinventados a partir de resíduos, feitos com mão de obra social, aproximando quem cria de quem consome em uma relação transparente, positiva e saudável.

Comprar na loja ReTornar

Dê brindes da linha ReTornar! Juntos, podemos promover a melhoria contínua e o cuidado com as pessoas para a criação de um mundo mais sustentável.

• Para receber as imagens em alta qualidade, entre em contato pelo e-mail: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br.