Resíduos da indústria automotiva são transformados em linha de produtos para Pets

Fundação | Releases | Sustentabilidade | ReTornar
16.07.21

Com apoio da Fundação Toyota do Brasil, projeto ReTornar é exemplo de upcycling

Além de diminuir os resíduos da indústria automotiva que seriam descartados, o ReTornar também atua para ajudar na profissionalização e na geração de renda de duas cooperativas de costureiras do interior de São Paulo

O ReTornar, projeto de upcycling apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, apresenta mais uma novidade aos consumidores. A partir de 16 de julho, o e-commerce da marca – www.projetoretornar.com.br – inicia a comercialização da linha Pet ReTornar.

A coleção Pet ReTornar inicialmente contará com seis modelos de roupas para cães e gatos, com preços que variam de R$ 50 a R$ 65. Além de tecidos de uniformes fornecidos pela Toyota do Brasil, a produção da nova linha também contará com retalhos de malharia fornecidos por indústrias têxteis.

Os novos itens se somam a um portfólio de produtos variados, que incluem mochilas, bolsas e cases para notebook. Além de reduzirem o volume de descartes da indústria, eles ampliam as oportunidades de geração de renda das costureiras envolvidas no projeto.

A coleção Pet ReTornar será feita no formato cápsula. Ou seja, os modelos podem variar de tecido e cor, de acordo com a disponibilidade de matéria-prima.

Projeto ReTornar

O ReTornar, um exemplo de upcycling de sucesso, nasceu em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos por meio da reutilização de materiais e, consequentemente, gerando menos impacto ambiental com a produção industrial. Assim, o projeto transforma os resíduos da indústria automotiva, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, em mochilas, ecobags, carteiras e necessaires, entre outros itens. Em 2020, o projeto foi incorporado à Fundação Toyota do Brasil.

Em março deste ano, o ReTornar lançou uma loja virtual, iniciando as vendas dos produtos para pessoas físicas e ampliando a possibilidade de geração de renda para as duas cooperativas de costureiras que atuam no projeto: a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba-SP, e a ASCA – Associação Social Comunidade de Amor, em Sorocaba-SP. Toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas.

Desde sua criação, o ReTornar já reutilizou mais de 6.5 toneladas de resíduos que se transformaram em mais de 77 mil produtos, impactando positivamente de forma direta ou indireta mais de 1.000 pessoas.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 12 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.

No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.

Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.

Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática.

O Projeto ReTornar colabora diretamente e indiretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

Erradicação da Pobreza
Igualdade de gênero
Trabalho decente e crescimento aconômico
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
  • Para receber as imagens em alta qualidade, entre em contato pelo e-mail contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br