Educação de qualidade

Castelo de Pedras

Conectado ao ODS 4 Educação de qualidade

Em uma iniciativa que contempla a sustentabilidade ambiental, econômica e sociocultural, a Fundação Toyota do Brasil apoia a primeira etapa do restauro do Castelo de Pedras Altas, localizado no município homônimo, no Rio Grande do Sul (RS)

Tido como um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do RS, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho.

Para desfazer o mito da rusticidade da vida no campo, ele construiu um lugar confortável em forma de castelo medieval, com pedras em granito rosado. Inaugurado em 1913, além dos 44 cômodos, o castelo possui a maior biblioteca particular da América Latina, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo gaúcho, com cerca de 15 mil obras em Latim, Inglês e Português; além de 22 volumes da maior enciclopédia do mundo, Diderot e d’Alenbert, de 1751.

O projeto de restauração prevê impermeabilização do terraço da edificação e dos revestimentos internos, restauração das instalações elétricas, hidráulicas, além da pintura das janelas metálicas do andar superior.

O resultado final contempla ainda a implantação de um ECOMUSEU, com o objetivo de valorizar o território, a paisagem cultural e a memória do lugar.

Uma perspectiva que reúne a história social, ancorada em seus referenciais arquitetônicos e paisagísticos. Uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural do estado e do Brasil.