Fundação Toyota divulga projetos selecionados no Edital 2023

Diversidade | Edital | Qualificação | Educação
11.09.23

Iniciativas promovem educação e inclusão social para grupos minorizados

A Fundação Toyota do Brasil anuncia os três projetos selecionados em seu Edital 2023, com objetivo de promover educação e inclusão social para grupos minorizados. São eles: EcoTech Inclusivo, Impacta Toti, Tecelãs do Vale do Jequitinhonha. As iniciativas, que começarão suas atividades em 2024, vão impactar mulheres quilombolas e de comunidades rurais, pessoas com deficiência, bem como refugiados e migrantes. O Edital recebeu um número significativo de inscrições, mais de 430 propostas – cerca de 12% a mais quando comparado com  a edição anterior -, vindas de quase todos os estados do Brasil. Cada um dos projetos selecionados receberá um financiamento de até R$100 mil.

Conheça mais sobre os projetos selecionados

• Impacta Toti: Realizado pela Toti Diversidade, a iniciativa visa qualificar 110 refugiados e migrantes de todo o país por meio de uma plataforma de ensino que oferecerá cursos de tecnologia. Além do acesso à educação de qualidade, o Impacta Toti fornecerá ferramentas para que esta parcela da população tenha qualidade de vida e mais oportunidades de aumentar suas rendas por meio de um emprego digno, que são grandes desafios para refugiados e migrantes que vivem no país.

• Tecelãs do Vale Jequitinhonha: Organizado pela ONG Tingui, o projeto vai qualificar cerca de 60 mulheres de comunidades rurais e quilombolas da região do Vale do Jequitinhonha (MG) em técnicas artesanais de tecelagem e tingimento, saberes ancestrais dessas comunidades e que vêm se perdendo com o passar do tempo. Dessa forma, o projeto, além de promover geração de renda para essas mulheres, contribuirá para o fortalecimento da cultura local, da identidade individual e comunitária das participantes.

• Ecotech Inclusivo: Promovido pela ONG Sorri Bauru, essa iniciativa tem como objetivo ensinar robótica adaptada e inteligência artificial para irrigação automática de jardins a 30 moradores da região de Bauru (SP), com idades entre 16 e 30 anos. O projeto dará prioridade a pessoas em situação de vulnerabilidade social e com deficiência.

Promoção da educação e inclusão social

Esses projetos representam um passo significativo em direção à promoção da educação e da inclusão social, além do fomento à inclusão no mercado de trabalho e na sociedade brasileira como um todo. A Fundação Toyota do Brasil continua a desempenhar um papel crucial ao apoiar iniciativas que fazem a diferença na vida de grupos historicamente excluídos e marginalizados.

Acompanhe a Fundação Toyota do Brasil nas redes sociais