Amazonas recebe pela primeira vez o STEM Brasil

Fundação | Releases | Educação | STEM Brasil
24.02.21

Ação da Educando by Worldfund em parceria com a Fundação Toyota do Brasil será realizada até 2022 e vai beneficiar 14 mil alunos

Fevereiro, 2021 – Em parceria com a ONG Educando by Worldfund, a Fundação Toyota do Brasil amplia a aplicação do STEM Brasil apoiando o projeto em escolas públicas do Estado do Amazonas. A ação, que será realizada até 2022, vai beneficiar quase 14 mil alunos de 18 municípios amazonenses, incluindo Manaus, Barreirinha, Borba, entre outros. Os 189 professores já iniciaram o processo de capacitação.

Desenvolvido pela Educando, o STEM Brasil é um programa de capacitação de alta qualidade de professores nas áreas de física, química, biologia e matemática (STEM é a sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics), que incorpora as habilidades do século XXI necessárias ao mundo do trabalho, como resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação. O objetivo é contribuir com a formação dos educadores destas disciplinas para que preparem alunos de escolas públicas para a faculdade e uma carreira mais próspera.

A presidente da Fundação Toyota do Brasil, Viviane Mansi, explica que, entre as missões da instituição, a educação de qualidade é uma prioridade. “A pandemia trouxe novas e urgentes preocupações com a educação. A gente quer mais crianças na escola, mas queremos mais crianças sonhando em ser cientistas, físicos, biólogos, e assim por diante. Sem educação perderemos a vez na fila do desenvolvimento econômico”, afirma. A executiva explica ainda a escolha do local. “Optamos por levar o STEM Brasil para o Amazonas porque, segundo pesquisas, a região é uma das que menos recebe investimentos da iniciativa privada para educação”, complementa.

De acordo com Marcos Paim, diretor do STEM Brasil e do STEM México, o programa já foi implementado em 21 estados brasileiros, capacitando cerca de 9 mil professores e impactando mais de 742 mil alunos. “Com o apoio da Fundação Toyota, levaremos o programa para 27 escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Amazonas, o que significa que 189 professores participarão das formações e multiplicarão a aprendizagem para quase 14 mil alunos”, afirma.

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, foram selecionadas instituições de Ensino Médio que fazem parte de um projeto de melhoria da Educação Básica. São colégios de tempo integral, nos quais os alunos passam o dia todo tendo aulas regulares, eletivas e desenvolvendo seus projetos de vida.

Os resultados do programa são notáveis. Em escolas onde o STEM Brasil é aplicado a docentes do Ensino Médio, constatou-se um aumento geral de 7% nas notas dos alunos nas quatro disciplinas; o número de estudantes com aprendizagem considerada abaixo do básico em matemática caiu 17,7%; e entre as instituições participantes, a média geral em Física passou de 6,9 para 7,9. A média no ENEM subiu 7 pontos em matemática e 19 pontos em Ciências da Natureza.

A formação de professores do Amazonas começou em outubro de forma on-line. Como a formação do STEM Brasil contempla um ciclo de dois anos de capacitação para os professores, a Educando avaliará a possibilidade de encontros presenciais de acordo com protocolos de segurança dos órgãos sanitários.

STEM Brasil

O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e, ao longo destes 11 anos, alcançou 9 mil professores de 1.096 escolas de 21 estados brasileiros, promovendo um impacto positivo em mais de 742 mil alunos. O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM México iniciou a formação de professores em 2018. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos em que há grande carência de mão de obra em ambos os países.

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a “mão na massa” para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 11 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira.

Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que da visibilidade à pesquisadoras na área da ciência. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio da Janeiro.

Em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade. Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática.

O STEM Brasil colabora diretamente e indiretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

Erradicação da Pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Água potável e saneamento
Energia limpa e acessível
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água